PRIMAVERA Lança Simulador Para Novo Regime de IVA de Caixa

A tecnológica portuguesa PRIMAVERA BSS, multinacional especializada no desenvolvimento de soluções de gestão, acaba de anunciar que vai colocar à disposição das mais de 85% das empresas nacionais potencialmente abrangidas pelo novo regime de IVA de Caixa, que entra em vigor no próximo dia 01 de outubro, um simulador online (www.ivadecaixa.pt) através do qual vão poder avaliar o impacto no seu negócio da eventual mudança para o novo regime.

Com caráter opcional, o novo regime de IVA de Caixa vai permitir às empresas procederem à entrega do IVA ao Estado somente após boa cobrança das faturas emitidas aos clientes. Através do simulador disponibilizado pela PRIMAVERA hoje, as empresas vão ser capazes de aferir qual o regime de IVA mais vantajoso para o seu negócio.

Disponível em duas versões, uma para os clientes PRIMAVERA e outra para as empresas em geral, este simulador vai permitir às empresas a utilização das informações de negócio contidas no software de gestão empresarial (ERP) PRIMAVERA ou a introdução manual dos dados necessários para os respetivos cálculos.

"Com esta ferramenta, a PRIMAVERA pretende apoiar as empresas portuguesas na tomada de decisão no que à opção pelo novo regime de Iva de Caixa diz respeito", afirma Pedro Montez, Gestor de Produto e Fiscalista da PRIMAVERA BSS. "Ainda que esta medida venha facilitar as condições de tesouraria do tecido empresarial português, o novo regime de IVA de Caixa pode revelar-se menos vantajoso que o atual regime em vigor para algumas empresas, pelo que é importante que todas as empresas avaliem qual o regime de IVA mais adequado ao seu caso em particular".

As vantagens inerentes à adoção do novo regime de IVA de Caixa dependem diretamente de um conjunto de fatores relacionados com a atividade de cada empresa, nomeadamente dos prazos médios de recebimento e de pagamento. Por exemplo, para uma empresa que receba em média a 30 dias e pague em média a 90 dias, o novo regime poderá revelar-se pouco vantajoso para o negócio. Já para uma empresa cujos prazos médios de recebimento sejam claramente superiores aos prazos médios de pagamento, o novo regime de IVA de Caixa poderá efetivamente melhorar as condições de tesouraria ao reduzir o peso relacionado com a entrega do IVA ao Estado antes do respetivo recebimento.